Com a chegada do frio, não é apenas a nossa pele que sofre. O cabelo também fica ressecado por causa da baixa temperatura e baixa umidade do ar. Por isso, os cuidados no inverno devem ser específicos. O Studio Marilac apresenta 8 dicas para você manter seus fios perfeitos durante os meses de inverno. Confira!
1) Evite lavar os cabelos todos os dias
A frequência das lavagens influencia diretamente no brilho e maciez dos fios. Essa questão se agrava no inverno, uma vez que os fios demoram muito mais para secar. Procure lavar cerca de 3 vezes por semana, em dias intercalados.
2) Evite banho quente para não ressecar os fios
Sabemos que é complicado, ainda mais durante o nosso inverno, evitar aquele banho quentinho. No entanto, tudo é questão de hábito. Procure lavar o cabelo com água morna nos dias frios. Deste modo, você diminui o risco de danos aos fios, como estimular a produção de óleo, além de ressecar as madeixas, já que o calor tende a abrir ainda mais as cutículas dos fios.
3) Não durma com o cabelo molhado
Durante o inverno, é comum deixarmos para lavar o cabelo apenas quando chegamos em casa, não é?! Contudo, jamais se deve dormir com os fios molhados. A umidade pode causar fungos e bactérias no couro cabeludo, além de proporcionar queda capilar. Lembre-se de secar bem os cabelos, da raiz as pontas, com o uso de um bom secador.
4) Faça hidratações periódicas
Visite regularmente o seu salão de preferência e realize hidratações periódicas. Um dos problemas mais comuns no inverno é a falta de brilho nos fios. Deste modo, a hidratação é fundamental para manter aquela sensação de maciez e o brilho dos fios. Potencialize o tratamento em casa com uma linha de home care indicada por profissionais para dar emoliência ao cabelo.
5) Prefira máscara de tratamento em vez de condicionador
Como durante o inverno o cabelo tende a ficar mais ressecado, seus fios precisam de cuidados redobrados nessa época. Uma ótima dica é trocar o condicionador por uma máscara de tratamento quando da higienização do cabelo. É importante, também, enxaguar bem o cabelo para não ficar com nenhum resíduo do produto.
6) Não saia de casa com o cabelo molhado
É recomendável não sair de casa com os cabelos ainda molhados. A água que fica nos fios se solidifica, o que facilita a quebra da fibra capilar, ou seja, deixando-os com o temido frizz. Além disso, o cabelo úmido atrai toda a poluição da rua. Já imaginou suas madeixas cheias de poeira? Talvez essa perspectiva seja uma ótima motivação para esperar os fios secarem ou usar um secador, não é?!
7) Utilize protetor térmico antes de usar o secador
O uso do secador aumenta durante o inverno, afinal, como já apontado aqui, não é nada recomendável dormir e tampouco sair de casa com o cabelo molhado. Porém, como sabemos, o excesso do calor do secador também danifica os fios. Deste modo, compre no seu salão um protetor térmico e faça uso deste antes de secar os cabelos com o secador, para minimizar os dados da exposição das madeixas ao calor constante.
8) Tome cuidado com o uso de acessórios
O uso constante de adornos como prendedores, chapéus e toucas de lã, mesmo sendo a cara do inverno, contribuem para o aumento da oleosidade, pois abafam o couro cabeludo. Além disso, favorecem a proliferação de fungos e bactérias. Ou seja, se você sair de touca ou chapéu hoje, amanhã deixe seus cabelos respirarem. E nem precisamos dizer para nunca utilizar algum acessório com o cabelo molhado, né?